O mau comportamento é algo que pode deixar todos os pais de cabelos em pé! É comum nos vermos aflitos ao nos depararmos com nosso pequeno, que sempre foi um doce de criança, tendo um atitudes inaceitáveis, e que não sabemos o motivo. Porém, essas atitudes podem ter uma causa a qual não estamos identificando. Por isso, no post de hoje falaremos um pouco sobre o que pode estar por trás do mau comportamento da criança, vamos lá?
Toda criança tem a necessidade de se sentir amada, protegida, importante e aceita. E as atitudes como o mau comportamento podem ter relação à isso, ou seja, elas podem estar sentindo a falta destes aspectos e não sabem como demonstrar.
Mas como descobrir qual necessidade ele sente falta? Essa carência vai diferenciar para cada criança, pois ela vai ter uma raiz e diversas ramificações com diferentes questões para cada um.
Outros aspectos podem estar ligados ao mau comportamento, como por exemplo cansaço, medo, insegurança… e por aí vai. Todas essas causas são raízes, e uma vez que descobrimos sua origem e tratamos esse problema, ele pode desaparecer.
CLIQUE E VEJA: Mindfull parenting: Melhorando a qualidade dos momentos com seus filhos
A dica valiosa aqui é: Observar. Assim como quando nossos filhos são recém nascidos e precisamos interpretar os sinais para entendê-los, devemos também fazer este exercício ao crescerem.
Confrontar ou brigar com criança pode muitas vezes piorar ainda mais o problema. Por exemplo, o pequeno sente ciúme da irmã mais nova, por isso faz birra, os pais brigam com ele por fazer birra, e ele se sente ainda mais inseguro em relação ao amor dos pais.
Outra abordagem mais pacífica já mudaria todo o cenário: Ao observar as raízes do mau comportamento do filho e detectar o ciúme, os pais podem demonstrar ainda mais que ele é importante, fazer se sentir amado e seguro.
Veja também: Transmitindo pequenos gestos para o conforto da criança
Ao fazermos isso, estabelecemos uma conexão e um laço muito forte com os pequenos, uma relação mais saudável com uma boa comunicação. Com isso, a criança sente que é compreendida, e se cria um laço baseado no respeito e afeto.
Gostou desse assunto? Esperamos que com este post você possa compreender melhor as atitudes por trás do mau comportamento do seu pequeno. E saiba que isso pode ser normal, ta bem?
É para isso que a WeTree ajuda mães e pais todos os dias, tendo como missão construir um mundo melhor através de famílias bem orientadas sobre a educação dos filhos. Entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em fazer parte desse momento tão especial.
5 Comments
[…] em comportamento negativo com mais […]
[…] medo, a criança tomará aquilo como modelo. E há evidências de que filhos de pais ansiosos têm maior probabilidade de exibir ansiedade — uma combinação inevitável de fatores genéticos e comportamentos […]
[…] acordo com a pesquisas, se você bate ou grita, uma criança tem cerca de 80% de probabilidade de repetir seus erros no mesmo dia, e 50% de chance dentro de algumas horas. Repetir sua mensagem sem gritar é, a longo […]
[…] e firme ao mesmo tempo: oriente seu filho sendo respeitoso e encorajador, mesmo quando o mau comportamento […]
[…] você descobrir que eles tendem a se comportar mal na escola ou têm problemas de comportamento, faça o que puder para transformar essas situações em oportunidades de crescimento. Isso […]