Quais os sinais que seu filho precisa de psicólogo? - We Tree

Quais os sinais que seu filho precisa de psicólogo?

O que pode estar por trás do mau comportamento?
saber-controlar-a-ansiedade
A importância da mãe controlar sua ansiedade

Quais os sinais que seu filho precisa de psicólogo?

quando-filho-precisa-de-psicologo

Todas as crianças têm altos e baixos emocionais: períodos de mau humor, problemas com os amigos, queda no desempenho na escola. Alguns superam isso mais facilmente, outros necessitam de apoio da família, mas é preciso saber quando seu filho precisa de psicólogo.

É natural que alguns problemas de humor, ansiedade e dificuldades sociais e escolares aconteçam à medida que as crianças crescem.  Por outro lado, quando isso começa a dar sinais de ser algo mais sério, é momento de buscar apoio profissional.

Em nosso artigo, indicamos quais os principais sinais que seu filho dá e quando é necessário buscar ajuda psicológica. Confira!

Dificuldades no crescimento

À medida que as crianças crescem, novas dificuldades são surgindo em seu caminho. Mas esses desafios normais de desenvolvimento podem exigir que seu filho mude de perspectiva ou aprenda novas habilidades. Na maioria dos casos, se você oferece apoio, sensibilidade e paciência, seu filho pode descobrir e superar isso mais facilmente.

No entanto, o que parece ser uma dificuldade normal da infância às vezes pode se transformar em algo mais sério! Tristeza, prostração, perda de interesse, agressividade, apatia, ou choro frequente podem ser indicativos de que há algo de errado com seu pequeno.

E como saber que seu filho precisa de psicólogo?

Ninguém conhece seu filho melhor que você! Por isso, ao perceber situações anormais, ligue seu sinal de alerta. E entre os sinais mais comuns que indicam que seu filho precisa de psicólogo, estão:

  • Problemas em diversas áreas da vida, como relacionamento familiar, desempenho escolar, atividades de lazer e amizades.
  • Começa a se sentir mal consigo mesmo, menos confiante ou menos eficaz.
  • Mostra preocupação excessiva com o futuro.
  • Expressa desesperança.
  • Retira-se da família, amigos ou atividades que gostava.
  • Tem uma mudança significativa nos hábitos de sono ou apetite.
  • Envolve-se em comportamento negativo com mais frequência.
  • Tem comportamentos repetitivos e autodestrutivos, como puxar o cabelo ou machucar a pele.
  • Fala ou se envolve em qualquer tipo de dano pessoal.
  • Faz comentários como “Eu gostaria de não estar aqui” ou “Ninguém se importaria se eu fugisse”.
  • Fala explicitamente sobre suicídio.

Busque ajuda profissional

Ao perceber os sinais acima, não tenha medo de abordar o assunto com seu filho. Na grande maioria das vezes, ao você dizer que ele precisa de ajuda, é natural que ele concorde com a situação. Aliás, os pais costumam se surpreender com a disposição dos filhos em obter ajuda extra.

Ou seja, saber que seu filho precisa de psicólogo vai além da própria criança. Mas é bastante comum pais não aceitarem essa condição de seus pequenos e acreditaram que tudo passará com o tempo. Mas na grande maioria das vezes, isso não acontece. 

Portanto, mesmo quando os problemas não são graves, a terapia pode ajudar a criança e a família a aprender novas habilidades de enfrentamento e estratégias diferentes para lidar com os problemas.

Portanto, se seu filho precisa de ajuda para enfrentar desafios normais de desenvolvimento ou se está lidando com algo mais sério, procurar ajuda pode ser um excelente caminho. Lembre-se! Nós da We Tree estamos aqui para lhe apoiar sempre no melhor caminho da educação dos seus filhos. 


Por isso, conhecer os sinais que seu filho precisa de psicólogo é um grande avanço, e que poderá tornar a vida mais fácil e feliz para todos vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *