A quarentena em relação ao Covid-19 colocou as crianças em casa, longe do convívio social da escola. E com isso, as crianças passaram a ter mais tempo para usar tablets, celulares e laptops. Saber qual é o equilíbrio certo do tempo de uso de celular pelas crianças pode ser difícil para os pais avaliarem.
Dispositivos eletrônicos como celulares e tablets têm muitas vantagens para as crianças. Em primeiro lugar, podem ser divertidos, e também podem ajudá-los a aprender e a ficar mais informados sobre o mundo que os rodeia, a manter contato com amigos e também a conhecer pessoas de outras comunidades.
Os efeitos colaterais negativos, porém, incluem a falta de sono, ou então um sono agitado. Também existe o perigo de negligenciar os trabalhos escolares, e passar muito tempo em ambientes fechados olhando para uma tela pode levar a exercícios insuficientes e à perda da interação social face a face.
Existem ainda preocupações com as pressões impostas pelas redes sociais para que as crianças se pareçam ou se comportem de determinada maneira. Questões sobre como o cyberbullying ou a exposição a conteúdos inadequados também precisam ser considerados no momento de dosar o uso de celular pelas crianças.
Não há diretrizes oficiais de tempo para os pais seguirem à risca. Mas, em vez disso, é importante que as famílias estabeleçam limites de tempo de uso de celular pelas crianças com base nas necessidades de cada um.
Para estabelecer um tempo considerado ideal, faça as seguintes perguntas:
Cada criança é diferente, então exercite um pouco seu bom senso e você os preparará para um relacionamento saudável com a tecnologia. Isso os colocará em uma boa posição mais tarde em suas vidas.
A We Tree recomenda que os pais tomem as seguintes medidas para manter seus filhos seguros:
As crianças vão modelar seu comportamento em você, portanto, certifique-se de não ficar grudado em uma tela sempre que o virem.
Faça com que toda a família se desconecte, definindo limites de tempo de uso. Por exemplo, chegue a um acordo sobre o período de tempo adequado para seu filho usar o dispositivo: esses limites também podem ajudar os membros adultos da família.
Banir celular da mesa de refeições e (com sorte) aumentar a conversa em família é algo que todos também pode aderir. Manter os telefones e tablets longe dos quartos irá melhorar o sono, pois há menos distrações e menos luz azul emitida pelas telas que podem interromper o sono.
Há aplicativos que pais podem instalar que permitem que horários de uso possam ser definidos. Isso permite que as crianças não se conectem e possam se concentrar em fazer o dever de casa ou fazer uma pausa digital.
Reúna-se e decida com que frequência as telas e plataformas online devem ser usadas e discuta por que são usadas.
Passe tempo com seus filhos descobrindo coisas novas que eles podem fazer online — como usar determinados aplicativos, sites e jogos. Podem ser coisas que os ensinam uma nova habilidade ou os ajudam a explorar suas paixões ou descobrir sua identidade.
Portanto, lembre-se sempre que são vocês que estão no controle da situação e que devem definir o tempo de uso de celular pelas crianças. Explique para ele sobre o excesso, de que ele deve também fazer outras atividades e jamais priorizar o uso da tela em detrimento de algo que a faça feliz.
Saber dosar o uso de celular pelas crianças é uma tarefa que não tem uma regra pronta, mas que pode ser facilmente ajustada com o apoio de todos. E se precisa de ajuda na criação dos filhos, entre em contato com a WeTree!