Você quer conquistar o respeito dos seus filhos? Se sim, primeiro observe se a forma como você os trata é respeitosa. Crianças aprendem muito mais com exemplo e experiência que com sermões.
Se você tem o estilo parental autoritário, muito firme, talvez recorra às ameaças, aos gritos e castigos.
Pois então, seja verdadeiro, você admiraria alguém que te tratasse assim?
Por outro lado, se você tem o estilo parental muito permissivo, a mensagem que você vai passar para seus filhos é a de que você não dá conta, que é inseguro, que é fácil de ser enganado, que não consegue ser o apoio que eles tanto precisam.
Você admiraria alguém assim?
Nós respeitamos quem admiramos!
Se isso vale para nós, vale também para as crianças!
Quando o respeito é imposto e exigido pelo adulto, quando é exercido apenas de um lado e não existe o respeito mútuo, possivelmente o que esse adulto vai conseguir é a obediência!
E obediência não tem a ver com respeito, mas com medo, culpa ou obrigação .
Já se você é o tipo de pai, mãe ou cuidador que permite tudo, as crianças não vão te respeitar, nem obedecer, e possivelmente para lidar com a insegurança que isso gera, vão criar suas próprias regras.
Seus filhos precisam te admirar! Gostar de você! Achar o máximo ter você como pai, como mãe! Sentir que é muito bom ser seu filho, sua filha! É claro que ninguém precisa ser perfeito e legal o tempo todo, existirão momentos onde o conflito será necessário e os pais vão ter que agir como autoridade, mas ter consciência de tudo isso já abre inúmeras portas para o respeito que você tanto quer!
Você deseja um filho obediente?
Faça o download gratuito do E-book: MEU FILHO NÃO ME OBEDECE, O QUE EU FAÇO?
Ele foi elaborado pela psicóloga Carolina Dantas e traz REFLEXÕES e DICAS muito PRÁTICAS.
We Tree – Escola de mães 💚