Uma das cenas mais temidas de qualquer pai é a birra: gritar e espernear no meio do supermercado ou no meio da rua. Cenas que muitas vezes levam aos pais a sentimentos de culpa, vergonha, raiva e, acima de tudo, desamparo. Talvez eles se perguntem: “E agora, o que aconteceu para que meu filho esteja agindo dessa forma?”
Por que isso acontece? As birras são uma expressão da frustração e do desconforto nas crianças que ainda estão em uma fase pré-verbal de desenvolvimento e maturidade emocional, que não permite que se comuniquem de outra forma. Essa situação geralmente melhora após os quatro anos. Em outras palavras, estamos falando de um estágio normal no desenvolvimento de uma criança. Por si só, não há nada de constrangedor nisso.
Na verdade, a birra serve como ponto de partida para iniciar uma regulação autônoma da raiva. Nesse sentido, a forma como as figuras principais (pais, avós, cuidadores) reagem diante da situação e lidam com a raiva ou frustração da criança é importante pois será uma das chaves que nortearão este aprendizado.
Veja mais conteúdos como este no curso Voa meu amor, acesse: https://materiais.wetree.com.br/curso-voa-meu-amor
We Tree – Escola de mães 💚
https://www.wetree.com.br/