É normal que nossos filhos chorem, e também é normal que os pais fiquem frustrados ao não saber lidar com uma criança que chora por tudo. Principalmente quando você não consegue descobrir por que seu filho está chorando.
Antes da criança aprender a falar, pode ser difícil determinar a causa das lágrimas dele. Mesmo quando as crianças começam a verbalizar, os motivos pelos quais elas choram nem sempre são racionais — pelos padrões dos adultos, pelo menos.
Por isso, saber lidar com uma criança que chora por tudo vai muito além de apenas pedir que pare. É preciso entender as causas e ensiná-la a lidar com seus sentimentos. Siga a leitura do artigo e entenda mais sobre esse tema!
Por que a criança chora por tudo?
Embora às vezes possa ser confuso, o choro também pode ser saudável em qualquer idade. Um estudo de 2011 publicado no Journal of Research and Personality descobriu que há muitas circunstâncias em que o choro ajuda as pessoas a se sentirem melhor.
Os pesquisadores descobriram que as pessoas se sentem melhor depois de chorar se têm apoio emocional, se o choro leva a uma resolução ou melhor compreensão, ou se choram por causa de um evento positivo.
Seu objetivo nem sempre é fazer com que seu filho pare de chorar. Derramar algumas lágrimas pode ser bom para as crianças (e para os adultos!). Antes de decidir o que fazer, pergunte: “Por que está chorando?” Identificar a fonte o ajudará a fornecer a melhor resposta à situação.
Aqui estão alguns dos motivos mais comuns pelos quais os pais encontram seus filhos em lágrimas, bem como algumas sugestões de como você pode responder a cada causa.
Um dos motivos mais frequentes para as crianças chorarem é o cansaço excessivo. Ficar sem descanso pode levar a acessos de raiva e outras explosões de comportamento aparentemente irracional.
Você não pode evitar a fadiga que provoca birra em uma criança 100% do tempo, mas pode minimizá-la mantendo-a em um horário de sono de rotina.
Até os adultos ficam “famintos”. Uma criança pequena provavelmente dirá quando quer um lanche — a menos que estejam se divertindo muito brincando. Se uma criança está distraída e não se comunica com você, é muito mais difícil dizer que ela está com fome.
A fome pode ser a culpada do choro se o seu filho acabou de acordar de uma soneca ou se já se passaram três ou quatro horas desde a última vez que comeram.
Se seu filho não come há algum tempo e seu humor está piorando rapidamente, tente oferecer-lhe algo para comer. Manter alguns lanches saudáveis à mão pode conter rapidamente as lágrimas quando você estiver fora de casa.
Emocionantes lugares para brincar, como parques ou festas de aniversário, são exatamente onde uma criança deseja estar. Em algum momento, no entanto, a agitação pode se tornar demais para algumas crianças. Não é incomum que uma criança não consiga expressar o que está errado nessas situações.
Você pode ver lágrimas quando seu filho está superestimulado. Se o seu filho está chorando aparentemente sem motivo e você está em um local barulhento ou movimentado, tente dar um tempo a ele. Leve-o para fora ou para uma sala mais silenciosa e deixe-o sentar por alguns minutos para se orientarem.
O estresse é um grande motivo para lágrimas, especialmente em crianças mais velhas. Como pais que têm de pagar as contas e cuidar de uma casa, você pode se perguntar por que motivo um filho está estressado.
A resposta é: muitas coisas! Crianças que estão sobrecarregadas – talvez indo do futebol ao balé – podem ficar bastante estressadas. Todas as crianças precisam de tempo livre para brincar e também para relaxar.
Às vezes parece que as lágrimas vêm do nada. Num minuto, seu filho está brincando alegremente, você vira as costas por um segundo e ele está soluçando.
Seu filho sabe que chorar é uma ótima maneira de chamar sua atenção. A atenção – mesmo quando negativa – reforça o comportamento da criança. Se você responder dizendo “Pare de gritar” ou “Por que você está chorando agora?” pode realmente encorajar que seu filho continue com as birras.
Mostre a seus filhos que eles podem chamar sua atenção brincando bem, usando palavras amáveis e seguindo as regras. Ofereça elogios frequentes por esses comportamentos e seu filho terá menos probabilidade de tentar usar as lágrimas para chamar sua atenção.
Dê ao seu filho doses regulares de atenção positiva. Reserve alguns minutos todos os dias para se deitar no chão com eles, jogar bola para frente e para trás ou mesmo ler um livro com ele. Será menos provável que seu filho chore por atenção se você lhe der alguns minutos para ficarem sob os holofotes todos os dias.
Se seu filho parece chorar mais do que você pensa ser normal ou não consegue ser consolado, converse com seu pediatra. Em alguns casos, um problema médico subjacente, como uma infecção de ouvido não diagnosticada que está causando dor, pode ser a causa das lágrimas constantes em uma criança.
Depois de saber que está tudo fisicamente bem, vocês podem trabalhar para reduzir o choro de seus filhos juntos. Às vezes, a resposta pode ser simples. Quando seu filho começar a chorar – como costuma acontecer de vez em quando – ele pode precisar apenas de um pouco de tempo para se acalmar.
Se eles tiverem idade suficiente para falar sobre o que os está incomodando, reserve um tempo para conversar. Converse sobre como resolver o problema juntos. Mesmo que você não consiga consertar a causa com um passe de mágica, seu filho vai gostar de saber que você está ali para se consolar.
Para você que quer saber como ligar com uma criança que hora por tudo, e como ter melhores momentos com ela, indicamos nosso curso Mindful Pareting. Nele, ensinamos estratégias sobre como começar a trilhar um caminho diferente que certamente vai contribuir para a sua saúde emocional e para a sua tranquilidade frente à tantas cobranças do mundo de hoje.